Cicatrizes, histórias e aprendizados

outubro 07, 2020


Entre conversas e desabafos, uma pessoa me disse que eu preciso parar de olhar para o passado e seguir em frente. Outro dia, em outra conversa, me disseram que se você está deprimido, você está vivendo no passado. E eu refleti sobre o quanto o nosso passado pesa em nossas vidas, mesmo já não fazendo parte dela. É inevitável que o passado já passou e não poderemos mudá-lo, mas percebi que precisamos lidar com as marcas que ele nos deixou e transformá-las em aprendizados. Ouvi que toda cicatriz, por pior que seja, carrega consigo uma história e esta história pode ser mais linda do que possamos imaginar, pois se trata da sua história e do seu aprendizado, uma experiência única que só você viveu. E eu novamente refleti sobre os dois lados do passado. A forma como lidamos com o passado moverá o nosso presente e refletirá em nosso futuro. Se cuidarmos da ferida, ela cicatrizará e se tornará um lembrete de um momento de descuido ou de dor. Mas, se a ferida não cicatrizar, apenas a dor permanecerá e tudo que poderíamos aprender será em vão. Em todas as minhas reflexões eu decidi cuidar das minhas feridas e deixá-las cicatrizar. Dói. É um processo doloroso, mas que eu sei que me permitirá seguir em frente, apenas com as histórias de aprendizado e com o amadurecimento que a dor trouxe para a minha vida. Seguirei mais forte. Cuidarei de mim, do meu corpo, das minhas feridas e serei uma pessoa fortalecida. Pensarei nas histórias passadas, mas lembrarei delas com uma sensação de aprendizado, de que precisava ser como foi para que hoje eu pudesse ser como sou. O passado nós já vivemos e precisamos deixá-lo passar para que toda a energia do nosso ser se concentre no presente e nas histórias que ainda vamos viver. Entre conversas e desabafos, percebi que o passado é apenas mais uma peça do nosso enorme quebra-cabeças e que sem ele a arte final não se completaria. 

Você também vai gostar de ler:

1 comentários

Por favor, selecione a opção NOME/URL caso não queira que o seu comentário fique anônimo.

Todos os comentários aguardam por aprovação, assim posso responder e ler todos eles. Volte sempre e muito obrigada por estar comentando!