Encontre a ilustração perfeita para o seu blog

julho 07, 2015

Muitas meninas já me perguntaram de onde vieram todas as ilustrações que o Escritora de Gaveta já teve e pensando nisso, resolvi fazer uma publicação explicando alguns detalhes de como é encontrar uma ilustração perfeita para o seu blog, pois vai muito além de um simples desenho, é a sua imagem. 

Ilustração: Juliana Rabelo
Confesso que já troquei milhões de vezes o layout do blog e também troquei as ilustrações, mas tudo isso por não estar contente com a imagem que eu estava passando para minhas leitoras. Em busca de uma ilustração que eu gostasse, acabei gastando muito dinheiro e perdendo tempo, além de perder também uma credibilidade de imagem com as leitoras do blog, e não quero que isso aconteça com você também. Hoje eu estou totalmente satisfeita com o meu cantinho aqui na internet e pretendo não mudar. Convidei a Suelen Lima, que é ilustradora, para nos ajudar nessa missão, e aqui vão algumas dicas para você se preparar e encontrar uma ilustração que te agrade. 
 
Ilustração: Juliana Rabelo
Não sou nenhuma especialista em ilustração, tá? Só vou compartilhar algumas dicas por experiência própria e espero que ajude vocês. Caso eu esteja errada em alguma coisa, comente e compartilhe também qualquer experiência que já tenha vivido com suas ilustrações. A Suelen vai nos ajudar e dar muitas dicas legais! 

1 - Saiba qual o traçado e textura que você quer em sua ilustração;

Mas o que é um traçado, Lari? O traçado é o jeito como a pessoa desenha, sabe? Alguns ilustradores desenham de uma forma mais delicada, outros de uma forma mais agressiva, com um traçado mais grosso ou mais fino... E também temos que prestar atenção nas texturas! Alguns ilustradores são melhores em aquarela, outros em desenhos em vetor.
 
Ilustração: Mariana Valente (Malipi)
2 - Tenha em mente tudo que você deseja em sua ilustração, anote todos os conteúdos que você aborda em seu blog, pense em tudo que deseja expressar através da sua ilustração;

Fiz algumas perguntinhas para a Suelen que foi super simpática e nos respondeu tudo com muito amor. 

Ilustração: Suelen Lima
1 - Qual o primeiro passo na hora de escolher uma ilustração? 

Suelen Lima: É preciso antes de mais nada visualizar tudo; o conjunto de layout + topo + conteúdo. Não faz sentido por exemplo, seu assunto principal ser livros e sua ilustração ser totalmente voltada para maquiagem e etc; porque o topo do blog é a primeira impressão que o leitor vai ter dele. Então é importante o topo estar bem feito (isso sendo ou não ilustrado), com o mínimo de falhas, em boa qualidade de imagem, num tamanho que não gere rolagem de tela (acho isso uó!), e deve refletir a sua essência e o seu conteúdo. Blogs com layouts bem feitos sempre conseguem mais visibilidade.

• 2 - Para você, na hora de escolher a ilustração a pessoa precisa ter o que em mente? 

Suelen Lima: Já tive vários clientes que chegaram comigo sem a menor ideia do que queriam, e isso não tem problema, mesmo! Porque o que eu costumo perguntar nesses casos é; sobre o que é o seu blog, coisas que tem valor sentimental pra você e que estilo de traço você acredita que combina mais com você. Se é fofinho, se é mais realista, se é minimalista, por aí vai. E a partir daí eu costumo ajudar o cliente a elaborar alguma coisa! Mas se ele já aparece com a ideia o processo acaba sendo mais rápido; só precisa ter em mente como você quer a ilustração (“uma menina deitada num tapete lendo um livro”), o esquema de cores aproximado (cores quentes, cores fofas/pastéis, cores dark) e o traço mais adequado. 

Ilustração: Mariana Valente (Malipi) para o blog Não Provoque.
3 - Em questão ao traçado da ilustração, quais são as diferenças entre eles? E em questão aos investimentos? 

Suelen Lima: Nem todo ilustrador trabalha com mais de um traço; o comum é ele ter sua própria identidade daquele certo jeito e pronto, cabô. No caso eu sou muito “quero tudo, quero agora”, então com o tempo aprendi alguns traços diferentes, até porque foi preciso pro meu trabalho diurno (que é ilustrar jogos infantis) não ficar presa em um estilo só pra dar variedade aos jogos. As diferenças são na essência mesmo; tem o traço mais fofinho meio giz de cera (mini-suu é famosa por ele), tem o traço mais limpo e mais cômico, tem o traço vetorial que é bom pra artes impressas, tem o mais puxado pro realismo que dependendo do projeto pode passar mais seriedade, enfim. Outra diferença entre eles além da óbvia (visual) é o tempo de produção. Quanto mais “fácil” (entre mil aspas, pois FÁCIL nenhum é, haha!) o traço, menor o tempo de produção, a quantidade de trabalho, e consequentemente o preço dele. Atualmente já consigo avaliar com justiça cada um pelo tanto de experiência que já tive com cada, sabendo antes de começar quanto tempo e quanto de trabalho vou ter pra finalizá-lo. 

4 - Quais são os maiores erros dos clientes na hora de escolher uma ilustração? 

Suelen Lima: Pedir pra fazer uma ilustração igual a de fulana! Sério, quem trabalha (ou só quem ama de verdade mesmo) com desenho sabe bem como é ruim/ofensivo pedir que ele copie outro artista. Entre artistas sérios existe um respeito mútuo pelo outro, então um artista de verdade nunca vai aceitar copiar ou plagiar o trabalho de outro artista. Não só pelo respeito como também por orgulho e amor próprio (tipo, oi? Se você não gosta do meu trabalho, já que pediu pra eu imitar outro, por que não foi com o outro?) fora que é feião e contra a lei, viu galera. Fora isso, um erro bem chatinho também é desmerecer o trabalho do profissional. É feito todo o orçamento pra no final a pessoa soltar um “aff tá muito caro, sicrano deu esse valor e tal” três coisas bem erradas nessa frase; Primeiro: Se está caro ou não depende do seu ponto de vista e capacidade de bolso, mas um artista sério não tem por quê extorquir porque se ele é bom ele tem bastante serviço, não precisando desse tipo de artifício. Se ele deu esse valor, é porque o trabalho árduo dele vale isso segundo a perspectiva dele. Segundo: Se realmente está caro pra você, não seja indiscreto; apenas agradeça o orçamento e dê tchau. Ou só agradeça e feche a janela, o artista vai entender que ficou ruim pra você e não vai te questionar (eu não questiono pelo menos HUAHAU se a pessoa me respeita o bastante pra não soltar "Que caro!" eu respeito ela por não querer/poder trabalhar comigo também, visse) Terceiro: É indiscreto também trazer outro artista pra conversa. E pior, falar abertamente o valor que ele te deu, se essa conversa for verdadeira. Algumas pessoas fazem isso na esperança de pechinchar e dar certo, mas saiba que isso só funciona quando você vai comprar um eletrodoméstico ou outra coisa de atacado. Quando é uma arte que vai ser feita especialmente pra você, pechinchar só é feio e vergonhoso mesmo.

Ilustração: Juliana Rabelo
5 - Para blog, qual tipo de ilustração você indica? Qual tipo de ilustração não combina para blog? 

Suelen Lima: Isso é muito relativo, eu incentivo sempre a fazer diferente! Não tem fórmula de bolo (tipo “ilustração fofinha é melhor porque atrai mais gente”, não), se seu blog/layout é fofo, usa uma ilustração fofa! Se tiver uma essência/conteúdo mais adultizado, usa uma ilustração mais sóbria! E assim por diante. É importante a pessoa estar feliz com a atmosfera que a ilustração proporciona pro blog dela. Se o blogueiro está feliz com seu layout e conteúdo, ele vai ser reconhecido por isso e o sucesso do mesmo se torna apenas questão de tempo e trabalho.

Espero que tenham gostado das dicas da Suelen e que de agora em diante vocês possam encomendar uma ilustração linda para o blog de vocês. 

Minha maior dica é: pense na mensagem que quer transmitir através do seu blog e mentalize isso na sua ilustração. Procure profissionais que você já tenha visto em outros trabalhos e que você goste. Não encomende com a primeira pessoa que você encontrar, pesquise, pense e se organize primeiro, até mesmo para não gastar dinheiro com algo que não vai lhe fazer feliz e satisfeita depois. 

Neste post eu indiquei algumas ilustradoras através das imagens, como a Malipi (veja o portfólio aqui) e Suelen Lima (que nos concedeu também as dicas, veja ilustrações aqui), mas também conheço outras, como a Giovana Medeiros (veja ilustrações aqui), a Carla Nascimento (veja ilustrações aqui), a Malena Flores (veja ilustrações aqui), a Juliana Rabelo (veja ilustrações aqui), o Michel Ramalho (veja ilustrações aqui) e o Arthur Cardoso (veja ilustrações aqui), além de muitos outros super talentosos. Qualquer coisa é só me chamar! 

Você também vai gostar de ler:

10 comentários

  1. Esclareceu Muuuuuuito as minhas dúvidas. Muito obrigada pela ajuda! :)
    coisinhasquesei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post, muito explicativo e as ilustrações são realmente incríveis, a Suelen arrasa!
    Eu ainda não tenho um ilustração no meu blog, mas amo aquelas em aquarela.
    Beijos!

    www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vanessa, procurei colocar o máximo de informações possíveis e claro, a Suelen é um arraso! ♥ Espero que em breve você coloque uma no estilo que quiser. Vou visitar seu blog agorinha, beijoooooooooooos.

      Excluir
  3. Amei! Agora sim eu sei como escolher minha ilustração, mas só quando tiver dinheiro mesmo hahah (dificil mesmo é o dinheiro hahah)
    Bjs! Amei seu blog!

    http://stefaniwiecorek.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, mas vai juntando que logo você consegue, hahaha ♥ Que bom que gostou Stefani, visite sempre. Mil beijooooooooos!

      Excluir
  4. Muito obrigada pelo post super útil (queria que todo mundo lesse!) e por me incluir entre pessoas tão talentosas e queridas, Larissa! ♥ Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ounw, que honra você por aqui, Ju! ♥ Fico feliz que tenha gostado e se quiser, me ajuda compartilhar. Um beijo!

      Excluir
  5. Adorei a matéria! Super valorizou o trabalho que nós temos em pensar em cada detalhe ao fazer a ilustração pro nosso cliente. Estou super feliz! Adorei seu trabalho: foi esclarecedor e autêntico.

    Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriiiiiiiiiigada, Kaccau! Fico muito feliz que tenha gostado, fiquei feliz em escrever, adoro ilustrações. ♥

      Excluir

Por favor, selecione a opção NOME/URL caso não queira que o seu comentário fique anônimo.

Todos os comentários aguardam por aprovação, assim posso responder e ler todos eles. Volte sempre e muito obrigada por estar comentando!