Dicas para sua leitura se tornar mais agradável

novembro 06, 2017

Já fiz um post compartilhando com vocês algumas dicas para uma boa leitura em qualquer lugar, para qualquer pessoa, e hoje trouxe mais algumas dicas particulares para que nossa leitura se torne mais agradável. Ler é sempre maravilhoso, mas no lugar errado, na hora errada e com pessoas erradas, pode se tornar muito chato e cansativo.

Foto: Melina de Souza, blog A Series of a Serendipity.
Leia sempre em um lugar sem barulhos (ou com fones de ouvido); 

Cada pessoa encontra uma forma de se concentrar na leitura, no meu caso eu não consigo ler ouvindo música, já para algumas pessoas é a melhor forma para se concentrar. Gosto sempre de procurar lugares calmos para ler, até mesmo no meu quarto quando estou em casa, ou no quintal. Acredito que barulhos externos atrapalham muito nossa leitura e temos que ler mil vezes o mesmo trecho para entender a história, e isso pode se tornar cansativo. Talvez esse não seja o seu problema e você se concentre em qualquer lugar, independente dos barulhos, mas não é o meu caso. 

Procure livros que você goste; 

Essa é uma dica um pouco óbvia, mas escolher o livro certo é essencial. Não tente forçar uma leitura que você sabe que não gosta, vai se tornar muito cansativo e pode até fazer com que você se afaste de outros livros. Escolha as leituras que você goste, sejam romances, dramas, ficção... Não julgue nunca um livro pela capa.

Foto: Melina de Souza, blog A Series of a Serendipity.
Não leia com pressa ou com o tempo curto; 

Sabe quando a gente começa ler faltando dez minutos para um compromisso? Não faça isso. Dedique seu tempo para que a leitura seja boa, reserve pelo menos trinta minutos para que sua leitura não seja rápida e você não aproveite nada do livro, ou tenha que ler novamente o mesmo trecho mais tarde. Quando fazemos isso, ou ficamos com raiva de parar de ler, ou ficamos tristes por ir para o compromisso, acredito que não seja saudável para você e para sua leitura.

Leia resenhas antes de começar o seu livro, mas não spoilers; 

Já aconteceu comigo e prejudicou muito minha leitura. Eu estava super a fim de ler um determinado livro e comecei, mas quando estava na metade fui ler algumas resenhas e acabei sabendo de toda a história. Resumindo: não consegui terminar de ler o livro. Se está em dúvida sobre qual livro ler, procure dicas em blogs literários ou em revistas, leia resenhas e veja vídeos falando sobre o livro, talvez você se empolgue sabendo que outras pessoas já aprovaram, mas não leia nunca spoilers, pois aí você não vai ter vontade mesmo de ler um livro do qual já sabe o que vai acontecer.

Espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem ao máximo a leitura de vocês! Quais outras dicas vocês poderiam adicionar nesta listinha? Qual livro você está lendo agora? Comente! 

Você também vai gostar de ler:

2 comentários

  1. Amei suas dicas, eu tenho mania de ler com pressa, ás vezes eu tô lendo, e alguém me chama com urgência, daí eu tento terminar de ler o parágrafo logo. E me identifiquei com a primeira dica, porque eu geralmente leio á noite, quando tá mais silencioso, assim eu consigo entender melhor assim.
    Eu tô morrendo de vontade de ler o livro Extraordinário, já vi algumas resenhas, e parece que ele é muito bom, não é muito o tipo de livro que eu costumo ler, porque eu prefiro romances, mas vou ver se gosto desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas, Yoná! Fico muito feliz ♥ São dicas que realmente funcionam comigo.
      Estou querendo ler também e estou neste mesmo dilema, hahahaha, sou apaixonada por romances!

      Excluir

Por favor, selecione a opção NOME/URL caso não queira que o seu comentário fique anônimo.

Todos os comentários aguardam por aprovação, assim posso responder e ler todos eles. Volte sempre e muito obrigada por estar comentando!