Como crescer o seu blog e sair das gavetas

novembro 04, 2017

Criar um blog é fácil, o difícil é você conseguir atualizar ele sempre, com um conteúdo atraente e que não fuja do seu perfil. Eu criei o Escritora de Gaveta em agosto de 2013, irão completar quatro anos que ele está no ar e já passamos de cem mil visualizações. Claro, aos olhos de alguns isso é bem pouco, mas não estamos falando somente de números, estamos falando de realização pessoal, visitantes fiéis e amor pelo trabalho de se ter um blog. Então, o primeiro passo e a primeira dica é:

AME O SEU BLOG E OS SEUS VISITANTES, não se importe somente com os números. 

Foto: Melina de Souza, blog A Series of a Serendipity.
Quando eu criei o blog eu só pensava em uma coisa: "preciso mostrar ao mundo as coisas que eu escrevo, os meus sentimentos e a minha história, eu preciso saber se alguém sente o mesmo que eu e eu quero ajudar seja quem for que também ame escrita para sair  das gavetas, assim como eu estou saindo." E foi isso. Criei por amor. Amor pela escrita, amor por mim e pelas coisas maravilhosas que eu estava vivendo, e pela vontade de mostrar que o mundo pode ser muito mais belo do que pensamos. E se você quer compartilhar algo, pense se está agregando algo de bom no mundo, se está tornando ele mais belo e mais feliz, e se não está sendo só mais um indivíduo em busca de seguidores. Ame o seu conteúdo.

Foto: Melina de Souza, blog A Series of a Serendipity
Importante lembrar também que ninguém chegou aos milhões de seguidores de um dia pro outro, foram anos de trabalho para conseguir fazer com que as pessoas admirassem aquele trabalho. Eu tenho consciência disso e amo qualquer pessoa que visite o meu blog e me conheça um pouco mais através das minhas palavras. Sempre digo que irei escrever mesmo que tenha somente um leitor, pois é algo que eu amo e irei sempre agradecer cada visita. Seja grato pelos dez seguidores que você possui e não fique louca em busca dos cem. Faça com que os dez se sintam em casa e que voltem sempre ao seu blog, assim eles irão compartilhar e comentar sobre o seu conteúdo, agregando valor e trazendo mais seguidores.

PUBLIQUE SEMPRE conteúdos legais e que façam parte do seu público e perfil. Não perca o foco.

Foto: Melina de Souza, blog A Series of a Serendipity.
Não perder o foco é muito importante. Se você criou o blog para falar sobre esmaltes, as pessoas irão acessar ele em busca de dicas para unhas, e se você começar a falar sobre alimentação saudável, vai estar saindo do seu foco e o público que você conquistou pode ir embora e não voltar. Claro, blogs são sempre muito abrangentes e podem sim ter mais de um assunto principal, mas deixe isso claro para os seus leitores e publique vários temas durante a semana, para que o público tenha motivos para visitar o seu blog.

ATUALIZE AS REDES SOCIAIS, mas não seja inconveniente de divulgar o seu blog em mensagens privadas ou lugares inapropriados.

Foto: Melina de Souza, blog A Series of a Serendipity.
Atualizar as redes sociais é essencial, pois através delas que os leitores irão acessar e conhecer o seu blog. Mantenha sempre em ordem suas publicações nas redes sociais, com uma boa gramática também. Mantenha o português correto, não é porque você está na internet que vai sair abreviando tudo e escrevendo tudo errado, tudo bem? E uma dica muito importante é: não seja inconveniente e não saia por aí jogando o seu link em qualquer lugar, isso pode prejudicar a sua imagem e fazer com que as pessoas percam o interesse em te visitar.

INOVE, saia da zona de conforto e crie coisas novas.

Foto: Melina de Souza, blog A Series of a Serendipity.
Hoje, inovar é parte importantíssima para quem quer ser bem sucedido. Não seja só mais um blog no meio de tantos outros, crie coisas novas, mesmo que esteja falando sobre um assunto que todo mundo fala, fale do seu jeito, crie algo novo para compartilhar aquele mesmo assunto. Quando perceber que o seu blog já está bom o suficiente e que os seus leitores querem conhecer mais de você, crie um canal no Youtube e fale sobre os seus assuntos em vídeo! Mas lembrando que, é essencial que você não se esqueça do seu blog e das pessoas que te acompanham por lá, pois foi ele quem te trouxe os leitores e leitoras que irão junto com você para as outras redes sociais.

Espero que tenham gostado do post e espero também que compartilhem comigo as dicas de vocês para fazer o blog crescer e sair das gavetas. Sou muito grata pela coragem que tive de compartilhar com vocês minhas criações.

Você também vai gostar de ler:

10 comentários

  1. Sabe, você é uma blogueira muito inspiradora pra mim!! Seus textos são lindos e, depois deste post, meio que me reencontrei. Na parte de "não se importe somente com os números" eu fiz de regra pra mim, pois das pouquiiissimas visualizações que tenho nos meus posts (média de 20 apenas) eu considero cada uma especial, e já fico feliz com isso. Gostaria de parabenizar você pela sua conquista de mais de cem mil visualizações, você merece! E também te agradecer por ter me ajudado (assim como outras meninas também) a relembrar um dos principais ideais de um blog: ser feliz escrevendo nele. O que graças a Deus, hoje eu sou. Obrigada pelas palavras, mesmo que indiretamente!! ♥ ♥

    Sucesso, linda!
    chadepreguica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz! Nossa, fiquei super feliz com o seu comentário, obrigada. É muito gratificante saber que te ajudei, isso me faz ter mais forças e inspiração para continuar e escrever sempre. Continue escrevendo sempre e se quiser, estou aqui. ♥

      Mesmo que sejam só vinte pessoas, como você comentou, lembre-se que essas pessoas estão te visualizando e que elas gostam do que você escreve, e dessas vinte virão mais vinte e mais vinte... Esteja sempre feliz e satisfeita com o seu espaço na internet.

      Grande beijo!

      Excluir
  2. Amei as dicas Larissa.
    Acho importante não perder a indenidade, e falar do que gosta. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Camila! Eu também acho super importante. ♥ Que bom que gostou, fico super feliz. Continue visitando, grande beijo.

      Excluir
  3. Ei que blog inspirador ! E mais que post incrível , o que importa de verdade não são apenas os números né rs' Esse post super me incentivou a continuar na bloguesfera ! <3
    Bjus , Bia do http://julietaaocontrarioo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, Bia! ♥
      Obrigada por seu comentário, estava precisando saber que existe algo de inspirador por aqui.
      Grande beijo!

      Excluir
  4. Adorei! Foi muito inspirador. Adoro a sua maneira de pensar! Pode visitar o meu blog (link ai em baixo) e ajudar a cria-lo, por favor? Sou nova na matéria dos blogs .... ^.^
    Link: www.letras-de-mim.blogspot.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais fofo, obrigada! ♥
      Claro, visitarei sim. Grande beijo e volte sempre por aqui, Rita. =)

      Excluir
  5. Adorei as dicas, principalmente a do canal! Quero criar um canal para mim, mas não sei se devo mesclá-lo ao blog, colocar um nome que combine e tal ou fazer algo independente. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito boa a sua ideia, Ma! Não tinha pensado nisso antes, acho que ficaria bem legal... Eu acabei parando com o canal, não é isso que eu gosto e quero mostrar, sabe? Talvez eu volte, mas agora quero me dedicar mesmo ao blog e a escrita. Obrigada por comentar! ♥

      Excluir

Por favor, selecione a opção NOME/URL caso não queira que o seu comentário fique anônimo.

Todos os comentários aguardam por aprovação, assim posso responder e ler todos eles. Volte sempre e muito obrigada por estar comentando!