Dicas para uma boa leitura sempre e em qualquer lugar

dezembro 20, 2015

Muita gente me pergunta como eu faço para ler livros já que o meu dia é sempre muito corrido, pois trabalho e tenho que cuidar das coisas do blog. Confesso que não é fácil, mas se a gente se programar dá pra ler todos os livros que quisermos durante o ano. Pensando nisso, eu elaborei algumas boas dicas para uma boa leitura em qualquer lugar, e como organizar melhor nosso tempo para essa leitura. 

Foto da Melina de Souza, blog A Series Of a Serendipity.
♥ 1 - Procure ler em um horário que você vá aproveitar bem o seu livro.

É isso mesmo. Cada pessoa possui um horário no dia onde o seu aproveito das coisas é melhor. Por exemplo, eu gosto de escrever durante a noite e minhas leituras eu também faço nesse horário. Conheço pessoas que gostam de ler durante o horário de almoço ou pela manhã, já no meu caso, durante a manhã sou péssima para me concentrar em qualquer coisa, pois fico pensando nos meus afazeres durante o dia e fico preocupada com muitas coisas. Prefiro ler e escrever durante a noite, pois já acabei todas as minhas tarefas e fico mais concentrada na leitura. Por isso, escolha um horário onde o seu aproveito da leitura será o maior possível, assim você consegue ler várias páginas em um período curto de tempo. 

♥ 2 - Escolha uma leitura que você goste. 

Isso é meio que óbvio, né? Ler livros que a gente não gosta é péssimo. Primeiro que a gente não se concentra e acaba lendo mil vezes a mesma página, segundo que lemos e depois não nos lembramos de nada. Escolher uma leitura que seja agradável é o primeiro passo. Eu procuro escolher livros de romance e aventuras, que me fazem sonhar e transformar um dia ruim em muita imaginação. 

Foto da Melina de Souza, blog A Series Of a Serendipity.
♥ 3 - Leia livros de fácil interpretação ou livros menores, de contos ou crônicas. 

Se você é uma pessoa que não curte muito leitura, procure ler livros curtos com histórias de fácil interpretação, assim sua vontade de ler só irá aumentar. Não adianta nada você tentar se aproximar da leitura com um livro cheio de palavras difíceis e longos diálogos monótomos, sua vontade de ler irá diminuir ainda mais. Para se aproximar da leitura, busque livros que fazem sua imaginação voar alto, Existem vários tipos de livros, romances, investigativos, drama, ação, aventura... Procure um livro que você se identifique com o tema. 

♥ 4 - Ouça uma boa música para acompanhar. 

Eu não gosto de ler ouvindo música, isso me atrapalha bastante. Tenho uma certa dificuldade para prestar atenção nas coisas, inclusive se houver várias coisas acontecendo ao meu redor. Porém, conheço pessoas que gostam de ler ouvindo música e isso até ajuda na concentração para elas. Comece ler e veja se você se concentra mais com música ou sem. Claro, procure uma música que combine com sua leitura, acredito eu que se você estiver lendo um romance e estiver ouvindo rock não irá ser uma boa combinação. 

♥ 5 - Faça anotações se achar necessário, para se lembrar da história e dos seus sentimentos com essa leitura. 

Quando estou lendo livros investigativos, gosto de anotar algumas coisas. No momento da pressa, não vamos ficar anotando nada, né? Mas se você estiver em um bom horário, anote seus sentimentos lendo aquele livro ou algumas ideias que forem surgindo com a leitura. Eu tenho várias ideias de posts quando estou lendo e sempre procuro anotar para não esquecer depois. Tente isso também. 

E é isso. Gostaram das dicas, amorecos? Realmente não é fácil conciliar todos os nossos afazeres, mas uma boa leitura nos faz ficar mais calmos com toda energia gasta durante o dia. Ler é relaxar, melhora nossa imaginação e nos faz muito bem. Já começou ler este ano? Quais livros já leu ou está lendo? Me conta! Até o próximo post, beijinhos. 

Você também vai gostar de ler:

4 comentários